Instituto Pensar - Pazuello nomeia veterinário para programa de imunização

Pazuello nomeia veterinário para programa de imunização


(Foto: Agência Brasil)

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, designou o médico veterinário Lauricio Monteiro Cruz para o cargo de Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). A nomeação foi oficializada na segunda-feira (31), no Diário Oficial da União.

O cargo é considerado peça-chave no combate à crise sanitária por ter, entre outras atribuições, o gerenciamento das próximas fases de combate à pandemia do novo coronavírus e o programa de vacinação do país.

Leia também: Mais de 6 mil militares ocupam cargos civis no governo Bolsonaro, aponta TCU

De acordo com o jornal O Globo, o nome de Cruz teria sido uma indicação política do Centrão, capitaneada pelo PP. Os servidores do Ministério já estavam cientes da substituição há algum tempo, já que a nomeação estaria tramitando no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da pasta. Cruz irá substituir Marcelo Wada, servidor de carreira do ministério.

Perfil de Lauricio Cruz

Em seu currículo, Cruz afirma ter especialização em Vigilância Sanitária em Saúde pela Faculdade de Ciências Wenceslau Braz (Facibra), no Paraná, e mestrado em Veterinária pela Universidade de Brasília (UnB). Entre as especialidades destacadas pelo veterinário estão a vigilância epidemiológica e o estudo de animais disseminadores de doenças como dengue, Zika e febre amarela, além de biossegurança.

Ele também é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal e atuava como técnico judiciário, na especialidade enfermagem, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desde 1989.

Já Marcelo Wada, substituído por Cruz, também é formado em Medicina Veterinária e cursou mestrado em Saúde Coletiva na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele se especializou em epidemiologia pela Universidade Johns Hopkins (EUA), uma das maiores referências acadêmicas no estudo da pandemia da Covid-19.

Críticas a Pazuello

Em mensagens no WhatsApp, o ex-secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, criticou a escolha para o cargo.

"Nada contra os veterinários, mas essa pessoa que colocaram para coordenar o Programa Nacional de Imunização é um veterinário sem experiência com Imunização. É lamentável que estejamos vendo esse desmonte da SVS?, escreveu.

Segundo o Ministério da Saúde, a experiência de Cruz na secretaria do DF e seu currículo o qualificam para ocupar a vaga. O órgão destaca que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) continuará sendo coordenado pela enfermeira Francieli Fantinato. "É importante destacar que o médico veterinário tem um papel relevante na prevenção de doenças transmissíveis que estão diretamente ligadas à saúde humana?, disse a pasta.

Substituições e Militarização

Os cargos de diretoria do Ministério da Saúde têm sofrido alterações em ritmo inédito desde a nomeação de Pazuello como ministro-interino, após a demissão de Nelson Teich, que ficou apenas um mês no cargo. O general tem sido criticado por substituir quadros técnicos e de longa carreira no ministério por militares sem experiência nas funções para as quais foram designados.

Com informações de O Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: